A maquiagem pode ser uma forma de proteção para a pele e não há quem não se sinta mais bonita com o realce que os mágicos tubinhos e potinhos nos dão.
Atualmente, as linhas cosméticas oferecem ampla gama de alternativas, produtos livres de óleo, bases hidratantes para peles secas, rímel com fortalecedores de cílios e batons com filtro solar e umectantes. É também um ótimo truque para as mulheres que têm certa compulsão para mexer meio que inconscientemente na própria pele, escoriando, machucando, fazendo-a ficar cheia de manchas e marcas, pois funciona como um lembrete, além de se desfazer e sujar as mãos de quem for se automanipular.
Para aproveitar ao máximo o belo efeito que bases, pós, blushes, sombras e rímel podem dar ao seu rosto, capriche na preparação e na limpeza.
• O ideal é, antes de tudo, limpar o rosto com algodão embebido em adstringente ou tônico líquidos. Isso manterá os poros fechados, o que irá segurar a maquiagem por horas. Passe depois uma camada bem fina de hidratante. Se tiver pele oleosa, poderá dispensá-lo, especialmente à noite.
• Corrija olheiras, manchas e espinhas com corretivo claro, que elimina o aspecto cansado e dá luminosidade à face; em seguida, espalhe a base, por cima, fixando-a com pó solto translúcido, que é um dos grandes segredos da duração e homogeneidade do trabalho.
• Aplique um certo excesso de pó com pincel no alto das maçãs, no contorno dos olhos, pois, se você borrar o rímel ou a sombra, fica fácil no fim do make-up “varrer” o excesso de pó com as sujeirinhas que caírem nessa região, deixando a maquiagem perfeita.
• Se quiser um efeito mais luminoso e brilhante à noite, você pode usar pó iridescente no alto das maçãs, nas olheiras, no canto dos olhos, queixo e uma linha vertical no dorso do nariz.
• Aplique blush nos pontos estratégicos. Se quiser um aspecto bem natural, mas chic, experimente um pó bronzeado logo abaixo das maçãs . Esse truque afina rostos mais cheinhos. O mesmo pó bronze serve para ser aplicado nas asas laterais do nariz e abaixo da ponta, para deixá-lo menor e mais arrebitado.
• Contorne os lábios se quiser aumentá-los levemente, com lápis da cor do batom ou levemente mais escuro, apenas na parte central da boca. Passe batom ou gloss de longa duração para não deixar marcas nas xícaras, nem em ninguém.
• Penteie as sobrancelhas com rímel incolor para mantê-las em ordem o dia inteiro; se necessário, corrija as falhas com lápis ou sombra, esfumando bem.
• A sombra nas pálpebras superiores ajuda a fixar rímel, lápis e delineador, pois mantém a pálpebra mais seca. Aplique rímel nos cílios, em várias camadas para um efeito mais teatral ou um pouquinho só se preferir um ar natural e esportivo. Lembre-se que o rímel à prova d’água evita o aspecto borrado no fim do dia, apenas necessita mais
capricho ao ser retirado.
• Se quiser sofisticar mais, use delineador rente aos cílios superiores e esfume a extremidade do traço com sombra cinza ou marrom, aplicada com pincel bem fininho.
• Sombra ou pó bronze na linha de reentrância da pálpebra superior, avançando um pouco em direção ao alto, servem bem para disfarçar pálpebras caídas ou inchadas.
Só não se esqueça de limpar bem o rosto antes de dormir, isso é essencial! Para retirar produtos à prova d’água dos olhos, o que resolve mesmo são demaquilantes oleosos aplicados com algodão, retirando depois os resíduos com sabonete ou creme de limpeza, sem dispensar tônico ou adstringente líquidos, que deixam a pele completamente livre.
Por que algumas pessoas possuem olheiras e outras não? As olheiras são definidas como manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos. Pioram com o cansaço, período pré-menstrual (no caso de mulheres) e com o passar dos anos. Acometem ambos os sexos, dando à expressão facial ares de envelhecimento, cansaço e desânimo. As olheiras podem ser causadas por má alimentação, estresse, insônia e há um padrão familiar envolvido. Podem ainda ser desencadeadas por rinite alérgica, envelhecimento cutâneo e flacidez de pálpebras. As pessoas morenas têm maior tendência em apresentar olheiras, assim como as do sexo feminino.
O que são as olheiras pigmentares? São formadas pelo depósito de dois tipos de pigmento na pele: a hemossiderina, proveniente do ferro do sangue, e a melanina, sintetizada pelos melanócitos responsáveis por dar cor à pele.
O que são as olheiras vasculares? O surgimento das olheiras vasculares ocorre devido a um aumento de vasos sanguíneos na região próxima aos olhos, mais especificamente de veias, que geram uma cor azulada ou arroxeada nessa região.
E as mistas? As mistas são compostas pelo componente pigmentar e pelo vascular.
Chá de camomila, guaraná gelado, rodelas de pepino e batata, hipoglós, creme para hemorroida, alcachofra... essas receitas caseiras para acabar com as olheiras realmente funcionam? Dos citados, o chá de camomila gelado é o que pode beneficiar uma pessoa com olheiras, pois funciona como um anti-inflamatório para a pele e surte bons resultados nas olheiras de padrão vascular. Pode amenizar as olheiras por algumas horas. O fato de ser gelado diminui o aporte sanguíneo para a área dos olhos, já que as olheiras têm um componente vascular em sua formação. É, sim, interessante essa temperatura fria.
Que cosméticos deve-se procurar para se livrar das olheiras? Primeiramente deve-se procurar por cosméticos específicos para a área dos olhos, pois a pálpebra tem a pele mais fina da face e, dependendo do cosmético, pode irritá-la. O uso de despigmentantes nas olheiras de padrão pigmentar e o de laser nas de padrão pigmentar e misto são opções de tratamento. Um produto cosmético que traz bons resultados é o ácido tioglicólico, porém seu cheiro muitas vezes não é tolerado pelo paciente. Já existem no mercado produtos com cheiro mais ameno. A vitamina K1 (que melhora o componente vascular), o alfa-arbutin , a cafeína, o gingko biloba e a vitamina E são opções de cosméticos.
O que é a vitamina K1? Utilizada em cosméticos, ela consegue combater as olheiras? A vitamina K1 age melhor na olheira de padrão vascular, porém é muito irritativa e muitos pacientes não toleram seu uso.
O ácido retinoico ajuda a combater as olheiras? O ácido retinoico estimula o colágeno, melhorando assim a pele da pálpebra, porém deve ser associado a um despigmentante para assim trazer melhoras às olheiras de padrão pigmentar. Se a olheira for de padrão vascular, não está indicado, pois pode promover angiogênese, que é a formação de novos vasos, e piorar o quadro clínico.
Como funciona o tratamento a laser para acabar com as olheiras? Consiste em tratar, com frequências diferentes de laser, o derrame pigmentar e inibir novos vasos na região periocular. A luz intensa pulsada pode ser usada como forma de tratamento e é uma técnica mais eficaz. Como os feixes de luz, que são indolores, e com quatro a cinco aplicações mensais é possível alterar o pigmento de hemoglobina e de melanina, porém, peles morenas e bronzeadas correm riscos de manchar.
Quais são os outros meios de reduzir as olheiras em casa? As compressas geladas são o método caseiro que melhor traz resultados, podendo ser feitas com soro fisiológico ou chá de camomila. O uso de cosméticos e o cuidado com a pele, como a higienização pós-maquiagem, são também formas de prevenir olheiras.
Como acabar de vez com as olheiras? A alimentação inadequada e a falta de sono podem ser desencadeantes das olheiras, assim como o estresse. São recomendáveis pelo menos de 6 a 8 horas de sono diários para se ter uma boa qualidade de vida. A escuridão é melhor, sim, para dormir. Evite o álcool e o fumo. Mantenha uma boa hidratação da face e das pálpebras.
Disfarce os defeitos - truques fáceis e rápidos para camuflar as falhas sem suor ou bisturi!
|